A Inteligência Artificial Generativa tem evoluído constantemente ao longo dos anos, transformando-se de um objeto de curiosidade acadêmica em uma ferramenta poderosa e totalmente aplicável em diversas áreas. Esse tipo de IA tem o poder de criar conteúdo novo e original, como textos, imagens, músicas e vídeos, a partir de dados de entrada e padrões aprendidos.
A evolução da inteligência artificial generativa
Os primeiros passos na IA generativa usaram algoritmos simples, como modelos de Markov e redes neurais básicas, que geravam sequências de texto ou dados numéricos com base em padrões observados, porém eram limitados na compreensão de contextos complexos.
O grande salto ocorreu com os modelos baseados em transformers, como o GPT da OpenAI, que processam grandes volumes de dados e aprendem contextos complexos, gerando textos que muitas vezes parecem escritos por humanos, como exemplificado pelo GPT-3.
Uma das principais vantagens da IA generativa no Treinamento e Desenvolvimento (T&D) é a capacidade de criar conteúdos personalizados para diferentes públicos, sendo, portanto, um diferencial que sua empresa pode necessitar.
Personalização e adaptação da trilha de aprendizagem
Como mencionamos, o principal diferencial da IA generativa no Treinamento e Desenvolvimento (T&D) é sua capacidade de criar conteúdos personalizados para diferentes públicos. Ela pode analisar os dados dos colaboradores e gerar materiais de treinamento adaptados às necessidades específicas de cada grupo ou indivíduo, o que aumenta a eficácia do aprendizado.
A Judy, a Inteligência Artificial da Revvo, se destaca por sua capacidade de se adaptar a necessidade do seu negócio e a resolver problemas reais, como, por exemplo, ser usada no onboarding para tirar dúvidas de novos colaboradores, ou ser treinada com o seu próprio conteúdo diretamente no SCORM e integrá-la ao seu LMS. A Judy pode até mesmo ser a mentora do seu líder, ajudando-o com dicas rápidas sobre gestão de pessoas e liderança.
Além de tudo isso, ela analisa o desempenho e as preferências de aprendizagem de cada pessoa, ajustando os conteúdos para maximizar a eficiência e a retenção de conhecimento. Esse nível de personalização permite que todos os colaboradores, independentemente de suas habilidades iniciais, possam alcançar o máximo de seu potencial.
Um recurso para turbinar sua aprendizagem
As IAs generativas podem oferecer feedback instantâneo e avaliações detalhadas sobre o desempenho dos colaboradores em treinamentos. Elas podem analisar respostas em questionários, redações ou, até mesmo, interações em simulações, fornecendo insights sobre pontos fortes e áreas que precisam de melhoria.
A Judy, como dito anteriormente, pode ser treinada pelo seu próprio conteúdo para responder dúvidas dos seus colaboradores sobre o treinamento, num ambiente privado e seguro. Ela não acessa dados da internet, o que traz mais segurança e confiabilidade nas respostas e para sua empresa.
Com a Judy, colaboradores internos podem consultar e tirar dúvidas sobre os cursos que foram realizados, possibilitando uma agilidade no entendimento e atendimento dos colaboradores dentro da plataforma.
E claro, garantindo que as respostas sejam baseadas no conteúdo do curso e não em pesquisas pela internet.
Conclusão
Um bom ecossistema de IA não apenas facilita um aprendizado mais eficaz, mas também gera dados e insights sobre os processos. Com eles, os gestores serão capazes de fazer ajustes necessários nos programas, identificando áreas onde os cursos podem ser melhorados e onde os colaboradores estão se destacando.
Além disso, a implementação de uma assistente virtual como a Judy, pode revolucionar a maneira como sua empresa conduz o treinamento e desenvolvimento, motivando e engajando os colaboradores, transformando completamente a experiência de aprendizado.
Aproveite todo o seu poder para otimizar a jornada de aprendizagem e alcançar resultados extraordinários. Saiba mais sobre a Judy e suas soluções, clicando aqui.