O trabalho remoto já se tornou uma constante na maioria das organizações e é preciso saber fazer a boa gestão de equipe em home office.
As recentes notícias sobre a pandemia do COVID-19 não são das mais animadoras para a economia do país, mas a gravidade da situação nos impõe a necessidade de cuidados extras tanto com a saúde pessoal quanto com o cuidado ao próximo. Para reduzir os riscos de contágio, muitas empresas orientaram os seus colaboradores a seguir trabalhando no esquema de home office. Esta tem sido a melhor solução para conseguirmos cumprir com as orientações de isolamento o máximo possível, mas sem deixar a peteca dos negócios cair.
Dentro do nosso cenário atual, no entanto, vale entender que a gestão de colaboradores remotos é um tema de contingência e nesse momento não há ainda um consenso sobre o que funciona de para todos os cenários e modelos de negócios. Além disso, em muitas áreas de atuação, é possível seguir cumprindo agendas e entregas para reduzir os impactos de uma possível crise que pode tomar conta da economia mundial devido às consequências da pandemia anunciada. Para garantir a eficácia desse sistema que pegou muitos de surpresa, no entanto, é preciso atenção na gestão de equipe em home office (trabalhando de casa).
O maior medo de grandes gestores é que seus colaboradores foquem na vida pessoal, percam o bom rendimento e fiquem procrastinando na jornada de trabalho, mas seguindo alguns passos (algumas dicas) importantes é possível realizar um bom planejamento e fazer com que o trabalho siga fluido, mesmo à distância.
1 – Estabeleça um plano claro de atuação e gestão de equipe em home office
O primeiro passo para se ter um plano claro e funcional de desenvolvimento e gestão de equipe em home office é ter metas e objetivos claros. Com isso, será possível criar uma imagem clara de como eles podem progredir no seu dia a dia mesmo trabalhando em casa. Algumas opções para fazer o desenvolvimento desse tipo de funcionário são oferecer treinamentos remotos, no método e-learning, onde ele poderá aprender sobre questões essenciais para trabalhar em casa, como a gestão do tempo.
2 – Acompanhe os processos com reuniões regulares
Por mais claras e específicas que sejam as metas, por mais independentes e autossuficientes que sejam os colaboradores, é fundamental estabelecer uma rotina de reuniões regulares e cumpri-las. Na impossibilidade de realizar encontros presenciais, videoconferências ou teleconferências são opções válidas.
Com metas e objetivos estabelecidos, será possível acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador, e ficará claro quando for necessário orientações e correções de rota ao longo do caminho, treinamentos adicionais e demais recursos para o cumprimento do que foi estabelecido. As reuniões que falam sobre acompanhamento podem ajudar e são úteis também para que gestor e gerido acompanhem o desenvolvimento das ações em busca dos objetivos traçados, além de serem fundamentais para eliminar possíveis surpresas na gestão de equipes.
3 – Coloque-se sempre disponível para conversar
Um colaborador remoto pode ter mais dificuldades com orientações e possíveis imprevistos, além de nem sempre contar com o relacionamento com outras pessoas. Por isso, é essencial estimular a disciplina e a proatividade. Muitas pessoas são motivadas pelo contato com outras pessoas, por interagir e verbalizar com os outros, e para isso precisam estar cercados de colegas de trabalho. Para estas, é possível indicar treinamentos online que cuidem do que chamamos soft skills, ou seja, habilidades pessoais que estimulem a automotivação por outras questões e boas práticas também entre equipes remotas e não apenas por meio do contato presencial com outras pessoas.
4 – Mostre exemplos práticos
É importante exemplificar comportamentos e ações que demonstram quesitos importantes para toda e qualquer função e modelo de trabalho, como proatividade, capacidade de resolução de problemas e disciplina. Tão importante quanto trazer exemplos concretos desses conceitos é reconhecê-los quando eles são identificados. É importante reconhecer quando um funcionário remoto realiza algo de positivo que colaborou com o sucesso da equipe ou mesmo da empresa.
Mas se o funcionário não foi bem sucedido na sua avaliação é uma tarefa importante oferecer exemplos específicos que demonstrem a razão do insucesso. É necessário explicar especificamente o que deu errado e como ele poderá ser bem sucedido das próximas vezes em que a situação ou tarefas se repetirem.
Por Richard Uchoa (CEO Revvo).
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