Nascidos entre o final dos anos 90 e o início dos anos 2000, a Geração Z está rapidamente se tornando uma parte essencial do mercado de trabalho. Dados do relatório “A Era da Adaptabilidade”, do ManpowerGroup, indicam que, até 2030, a Geração Z deverá compor mais da metade (58%) da força de trabalho. Segundo o Total Workforce Index (TWI), outro relatório do ManpowerGroup, a Geração Z já representa o segundo maior grupo de trabalhadores no Brasil, com 23% do total, ficando atrás apenas dos millennials (nascidos entre 1980 e 1994), que compõem 25%.
Famosos por sua fluência digital, valores progressistas e uma abordagem pragmática em relação à carreira, os jovens dessa geração trazem novos desafios e oportunidades para os departamentos de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Com esses dados em mente, desenvolver esses talentos exige uma compreensão de suas características únicas e a implementação de métodos de treinamento que se alinhem aos seus estilos de vida e expectativas.
Entendê-los é o primeiro passo para o sucesso
Sendo verdadeiros nativos digitais, a Geração Z cresceu em um mundo saturado por tecnologia, o que influencia profundamente suas formas de interação e aprendizado. Eles possuem uma forte mentalidade empreendedora e buscam, acima de tudo, a realização pessoal em suas carreiras. No ambiente de trabalho, valorizam a autonomia, desejam feedback constante e preferem empresas que promovem diversidade e inclusão, além de ambientes alinhados com seus valores pessoais e sociais. Confira outras características da Geração Z:
- São independentes e preferem flexibilidade e oportunidades de aprendizado contínuo;
- Preferem comunicação digital em vez de comunicação face a face;
- Demonstram preocupação com questões sociais e ambientais;
- Usam redes sociais e outras plataformas como sua principal forma de interação.
Para realmente engajar os jovens da Geração Z, os programas de T&D precisam refletir essas características, além de oferecer flexibilidade, interatividade e estar alinhados com questões mais amplas de responsabilidade social corporativa.
No episódio 20 do RevvoCast, Leonardo Pazeti, Gerente de Treinamento e Desenvolvimento, compartilhou a missão de revitalizar um programa de trainees (com idade média de 24 anos) que enfrentava sérios problemas de gestão e engajamento.
Saiba como ele superou esse desafio ouvindo o episódio completo no Spotify, YouTube, Deezer e Amazon Music.
Estratégias de treinamento para a Geração Z
A chave para o sucesso ao treinar a Geração Z de forma eficaz é integrar tecnologia e dinamismo em todos os aspectos do processo de aprendizagem.
Aposte em recursos visuais
A Geração Z é muito aberta a testar novos formatos, plataformas e tecnologias, especialmente quando apresentados de forma interativa e dinâmica. Os jovens dessa geração consomem, em média, mais de 60 vídeos por dia em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok. Isso significa que investir em treinamentos no formato de vídeos curtos e dinâmicos pode ser uma ótima aposta. Além disso, é fundamental que esses conteúdos sejam produzidos com alta qualidade, já que a Geração Z costuma acompanhar apenas vídeos com qualidade visual.
Também é importante que os conteúdos sejam interativos e rápidos, pois outra característica marcante desse público é a impaciência. Eles tendem a não prestar atenção em conteúdos que não sejam relevantes ou que não se conectem com suas necessidades.
Potencialize o treinamento com personalização
A Geração Z valoriza muito que o aprendizado seja relevante para suas necessidades individuais. A Inteligência Artificial oferece ferramentas que podem ser usadas para personalizar o conteúdo. Um exemplo disso é a Fábrica de Inteligência Artificial da Revvo, que possibilita a criação de vídeos feitos inteiramente por IA ajudando na personalização. Além de otimizar o tempo, permitindo que você inove através da tecnologia, com conteúdo totalmente editável e diferenciado.
Essa estratégia garante que cada colaborador receba o que é mais relevante para seu desenvolvimento e função, aumentando a eficiência do aprendizado e melhorando a retenção de informações.
Invista no microlearning e na gamificação
A Geração Z pode ser altamente competitiva e engajada por meio de desafios e recompensas. Por isso, aplicar estratégias como a gamificação, que utiliza elementos de jogos como quizzes, cenários interativos e quebra-cabeças, pode aumentar o engajamento e tornar o processo de aprendizado mais divertido.
O microlearning, por sua vez, é um método que disponibiliza o conteúdo em pequenas cápsulas, com uma linguagem simples e de fácil compreensão. Esse formato pode ser distribuído por meio de vídeos, infográficos e até webséries, como as do LearningFlix.
Ofereça um aprendizado flexível
A Geração Z valoriza muito a flexibilidade e a autonomia. Oferecer treinamentos que possam ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar, como em dispositivos móveis, permite que eles aprendam no seu próprio ritmo. Plataformas de aprendizado online, como o LearningFlix, podem ser usadas para proporcionar essa flexibilidade.
Conclusão
Treinar a Geração Z exige que as organizações repensem seus métodos tradicionais e incorporem novas tecnologias e abordagens em seus programas de T&D. Ao investir em plataformas de aprendizado seguras e intuitivas, as empresas garantem que esses jovens talentos tenham o suporte necessário para expandir suas habilidades.
Isso resulta em um cenário corporativo diversificado, interativo e em constante evolução, cultivando uma força de trabalho motivada e alinhada com os desafios e oportunidades do futuro.
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