Em rotinas pessoais e profissionais cada vez mais agitadas, engajar e reter a atenção das pessoas se torna um desafio para os profissionais de Treinamento e Desenvolvimento. Os colaboradores buscam por uma abordagem mais moderna, inovadora e integrada. É nesse cenário que técnicas como os 3H’s (Head, Heart, Hands), Problem-Based Learning (PBL) e Edutainment transformam a maneira como o aprendizado é percebido e aplicado no ambiente corporativo.
Como integrar os 3H’s – Head, Heart, Hands?
O modelo de aprendizagem dos 3H’s foca no desenvolvimento integral do indivíduo, abrangendo o intelecto, a emoção e a ação.
Inicialmente, “Head” trata do raciocínio e do pensamento crítico, incentivando os alunos a refletirem sobre o significado de suas ações e a resolverem problemas de maneiras novas e criativas. Estimular o raciocínio e reflexão gera autoconhecimento, facilita na tomada de decisão e desenvolve as habilidades esperadas no seu trabalho.
Já o “Heart” aborda uma estratégia que estimula a conexão emocional, pois toca no coração do colaborador. A transformação se inicia através da motivação, sensibilização e engajamento do colaborador sobre a importância do treinamento e os impactos no seu trabalho.
Por último, o “Hand” se trata da aplicação prática, onde os alunos colocam no mundo o conhecimento adquirido nos treinamentos. Vale ressaltar que o treinamento precisa despertar o protagonismo do aluno e trazer a responsabilidade pela mudança com foco na realização e execução do aprendizado.
Aqui na Revvo, apostamos na metodologia para trazer maior engajamento e uma transformação efetiva na aprendizagem durante os treinamentos dos nossos clientes, como os cursos customizados da Fábrica de Conteúdo, por exemplo.
Aprendendo a resolver problemas com o PBL
O PBL (Problem-Based Learning) é uma abordagem que utiliza problemas complexos e não estruturados que os alunos devem resolver, muita das vezes, em equipe, desenvolvendo habilidades críticas de resolução de problemas ao examinar situações reais.
Essa metodologia estimula não apenas o aprendizado, mas também o desenvolvimento de soft skills como liderança, trabalho em equipe e comunicação. Ao enfrentar problemas reais durante o treinamento, os alunos podem desenvolver uma capacidade analítica mais aprimorada.
A combinação perfeita de educação e entretenimento
Muitas vezes, os alunos não engajam nos treinamentos devido a aulas cansativas, repetitivas e monótonas. É exatamente nesse cenário que o Edutainment entra em ação. Como o próprio nome já diz, o Entretenimento Educativo combina elementos de educação com entretenimento, tornando o processo de aprendizagem muito mais atraente, como uma série de alguma plataforma famosa, e isso ocorre porque ele busca equilibrar a seriedade da educação com a criatividade e diversão do entretenimento.
Ao incorporar vídeos com narrativas envolventes e com continuidade, atividades interativas, webséries e diversos outros objetos de aprendizagem, as empresas podem melhorar significativamente a retenção de informações e a satisfação dos colaboradores. Essa abordagem torna o ensino mais prazeroso e reforça conceitos de maneira mais eficaz.
Conclusão
O ensino corporativo pode ser uma experiência completa, envolvente e humanizada. Para isso, é necessário apostar em novas metodologias que criem um treinamento que não só educa, mas que também motiva e inspira os colaboradores. Com a aplicação dos 3H’s, PBL e Edutainment, você transformará seus treinamentos em uma jornada envolvente e enriquecedora, beneficiando o crescimento individual dos colaboradores e impulsionando o desempenho geral da sua empresa.
Conheça a Fábrica de Conteúdo. Nossa cultura de aprendizagem conta com essas três metodologias para aumentar o engajamento do seu time durante os treinamentos. Clique aqui e saiba mais.
Revvo – A Revvolução da Aprendizagem
Siga nossas redes sociais e saiba tudo que acontece no mundo de T&D e tecnologia: @somosrevvo
Acesse: revvo.com.br