Quais são as competências do RH do futuro?

Especialistas valorizam experiências mais humanas nas organizações. Esta é, sem dúvida, uma das competências do RH do futuro.

A pandemia foi uma impulsionadora global de mudanças nas relações e comportamentos. Para acompanhar essa nova realidade, o mercado de trabalho se transforma cada vez mais rápido, exigindo o mesmo das grandes empresas e seus profissionais. Veja quais são as competências que o profissional de RH precisa desenvolver para estar cada vez mais atualizado.

O tema foi discutido na LIVE “RH do Futuro” realizada nesta quarta-feira (5) em nosso instagram. Evento ideal para profissionais da área que buscam inovação, novas tendências e estão em constante desenvolvimento. Richard Uchoa, nosso CEO, convidou Adriano Lima, Diretor de Recursos Humanos da Minerva Foods e um dos Conselheiros da Revvo.

Ainda que as organizações pareçam 100% prontas para o novo normal, seus profissionais de RH precisam e continuam se transformando e exigindo, assim, novas atitudes. Especialmente quando falamos dos líderes de pessoas, que precisam cuidar e oferecer experiências cada vez mais reais e de impacto, ainda que a distância, além de promover a retenção de talentos.

Nesse sentido, fazendo uma analogia à teoria das espécies, criada pelo cientista Charles Darwin, Richard afirma que “a pandemia veio para mostrar que, não é o mais forte ou mais inteligente que sobrevive, mas quem melhor se adapta às mudanças. E a forma de se adaptar é estar sempre aprendendo”.

Adriano concorda e traz à luz a importância da adaptabilidade para esse profissional. Ele afirma que o conceito é fundamental e vivido cada vez mais pelos profissionais de RH, que precisam estar abertos para essas transformações. Assim como a agilidade, que envolve não só a velocidade, mas a mudança de direção sem perder o equilíbrio.

Competências do RH do futuro: mais estratégico e humano

A área de Recursos Humanos aposta menos em seu lado de execução e apostar em uma combinação do desenvolvimento de competências dos seus profissionais. Para que se torne cada vez mais estratégico e humano, é preciso prestar atenção neste novo perfil. “As pessoas precisam estar no centro do processo”, comenta Richard.

Como exemplo, temos nosso rápido crescimento enquanto empresa e, consequentemente, da nossa folha de pagamento. Foram 80 contratações durante a pandemia. Hoje, o time da Revvo tem 120 colaboradores e milhares de admiradores. Mudanças e experiências internas mostraram a necessidade de um RH Estratégico, com força de trabalho. Hoje, chamada Cultura e Pessoas. “Hoje, em todas as reuniões de diretoria, as nossas ações são voltadas para as pessoas. A empresa que não olha para o seu setor de RH como estratégico está com seus dias contados”, diz Richard.

E Adriano completa: “Estratégico é o que faz a empresa gerar resultados. Como contribuir para a empresa ser ética, sustentável, encantar seus clientes e muito mais. Muitas vezes precisamos saber não só do negócio, mas de negócios”. Isso envolve a questão de que os profissionais precisam estar preparados, ter competências técnicas, com habilidades práticas em sistemas utilizados (como o People Analytics, por exemplo) em diferentes atividades da área de RH, dominar os processos, análise de dados e ferramentas também são fundamentais.

Decorar a missão, visão e os valores do clima organizacional por si só não muda. Para o profissional de Recursos Humanos, a competência de negócios é essencial e tem cada vez mais relação com o entendimento sobre negócios e processos internos das áreas.  Outra competência importante e de impacto quando falamos de gestores de RH do Futuro é o comportamento humano, a gestão de pessoas. Isso envolve não só gostar de gente, mas dominar e equilibrar esse comportamento. Entender de pessoas.

Desenvolver competências é só o começo. A mudança de mindset da área de recursos humanos é pensar no negócio como um todo e discutir seu desenvolvimento com as outras áreas da empresa. Só assim para ser o RH Estratégico e do Futuro que estamos buscando.

Veja abaixo a LIVE completa:

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