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Vender no digital: desafio 100 % offline

Para quem trabalha com vendas, o último ano foi bem desafiador, especialmente porque o ‘vender no digital’ era ainda algo novo para muitos.

Além disso, o isolamento social mudou a dinâmica de negócio das empresas e impulsionou a adaptação no meio digital. Afinal, com as novas tecnologias é necessário se reinventar no mercado para continuar existindo. Uma realidade coexistente tanto para negócios antes 100% offline quanto para quem nasceu com o DNA no mundo virtual. Então, por onde começar a vender mais e melhor no digital?

Mirar nas vendas online se tornou estratégico, mas para garantir que elas sejam efetivas, é preciso criar uma relação (conexão) e seguir uma espécie de passo a passo. Com o que se faz, com o que se acredita e com o que é vendido e oferecido. ­­Isso porque o relacionamento presencial se tornou virtual e demanda uma eficaz estratégia de marketing digital.

Também a experimentação do produto aposta mais na interatividade e a comunicação e humanização do vendedor é, hoje, o maior diferencial. Tanto na hora da tomada de decisão do cliente, quanto para medir o sucesso nas vendas.

No cenário atual, os desafios enfrentados não são poucos. A ampla concorrência e a adaptabilidade de colaboradores e da cultura da empresa são alguns deles. Ainda assim, há quem chegue na frente quando o assunto é esse.

No último ano, as vendas de e-commerce no país aumentaram cerca de 47%, segundo relatório semestral Webshoppers da Ebit|Nielsen em parceria com a Elo. Uma transformação feita pelos verdadeiros profissionais do futuro, que se desenvolvem junto com o mercado.

Encontrando boas oportunidades para vender no digital

Ainda que as plataformas e ferramentas disponíveis otimizem conteúdos relevantes e promovam todas as etapas de vendas por meio do inbound marketing, por exemplo, é necessário que o mercado conte cada vez mais com profissionais que estejam preparados e capacitados ­­para este novo momento do mercado de vendas.

O que não muda nesse contexto é a valorização do cliente, o público-alvo, quanto ao produto: ele está buscando sempre o melhor. Vendas é sobre características e benefícios, mas principalmente sobre atitudes que encantam. Ao construir uma parceria sólida com o cliente e realizar uma aproximação, esse bom relacionamento é fundamental para que as necessidades e os desejos sejam mapeados.

No processo de desenvolvimento de confiança é preciso criar e valorizar a atenção. Quer saber como? Esteja à disposição para a produção de conteúdo específico e de um atendimento personalizado, humanizado e intencional. Esteja também disposto para entender e conhecer o cliente e seu momento de vida. Sempre a partir do diálogo e do negócio consultivo, que é a maneira do vendedor atuar durante o processo de compra.

Essa preparação faz parte de um processo que envolve, também, o conhecimento do mercado de atuação; dos concorrentes e principalmente do que a empresa acredita. As características então se conectam — por meio de mail marketing e redes sociais — o que é necessário para todos os envolvidos. Para quem representa o produto, quem o oferece e quem se interessa por ele.­­­­ Seja dentro desta ou de outras etapas, vender no digital não é um ato, mas uma competência.

O crescimento de empresas que nasceram online deve ser inspiração para quem busca inovação e quer criar um relacionamento. Especialmente para aquelas que estão começando a navegar por essa rede de oportunidades e desafios que é a venda no mundo digital­­.

Para que a conquista de um cliente seja efetiva e ele busque o produto ou serviço mais de uma vez, produza conteúdos (marketing de conteúdo), dedique-se. Garanta na plena satisfação e invista em estratégias de vendas e nos comprimentos de suas promessas.

“Um cliente mais exigente precisa de um vendedor bem preparado”

Carol Manciola, CEO da Posiciona.

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