Pesquisar
Close this search box.

Usar a gamificação na aprendizagem: conheça 10 maneiras

Usar a gamificação na aprendizagem inspira e contribui com o aumento da motivação e do desenvolvimento de seus colaboradores. 

É provável que a maioria dos colaboradores tenha interagido com jogos fora do ambiente de trabalho, em instituições de ensino, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental ou ensino médio. Seja no celular, computador ou video game. Isso significa que eles vão estar familiarizados com formas de usar gamificação em seus treinamentos.

Os benefícios são muitos. Neste artigo, podemos ajudar você entender que o uso da gamificação e de jogos é valioso para aumentar o engajamento em processos de aprendizagem no dia a dia, além de melhorar a retenção de informações e a fixação de conhecimento para qualquer público alvo.

Confira as 10 maneiras de usar a gamificação na aprendizagem: 

1. Quiz

Um dos tipos de jogabilidade que é mais usado em sala de aula é o Quiz. Além de intuitivo de jogar, ele traz o senso de competição. Nesse sentido, qualquer tipo de competição com colegas de trabalho, por exemplo, explora a motivação e melhora o engajamento com a atividade.

2. Jogo com cenários

Os desafios baseados em cenários são muito populares quando enxergamos conteúdos de aprendizagem. Eles incentivam os colaboradores a resolver atividades. Por meio do pensamento crítico, resolução de problemas ou até de reações rápidas. Eles permitem que os jogadores façam escolhas e lidem com as consequências em ambientes seguros.

3. Quebra-Cabeça

Os quebra-cabeças se concentram principalmente na solução de problemas. Eles devem ter um objetivo claro, regras e ferramentas para navegação no game. Os jogos fornecem ferramentas que atendem a desafios cada vez mais complexos. Isso cria uma sensação que pode encorajar mais participação, até que o colaborador passe para a próxima fase.

4. Jogo de estratégia

Os elementos dos jogos de estratégia são fáceis de aprender, mas difíceis de dominar. Eles exigem paciência e habilidade, pois existem maneiras de ter sucesso ou falhar em cada fase. São ótimos também para o engajamento, já que incentivam um alto nível de repetição. Além disso, estimulam o pensamento crítico e o planejamento futuro.

5. Jogo de fácil reprodução

Esse tipo de jogo tem complexidade suficiente para encorajar várias jogadas. O que facilita atingir objetivos, ter mais conquistas ou viver uma navegação diferente no jogo. Isso estimula um alto nível de envolvimento, experimentação e criatividade. Com maneiras de ter sucesso ou falhar, o que pode levar a experiências diferentes cada vez que são jogados.

6. Jogo de mundo aberto

Uma tendência é criar dois “níveis” de jogabilidade. O primeiro, é onde o jogador completa missões para ganhar recursos e o segundo é um ambiente onde os jogadores gastam recursos para construir algo. O foco está na jogabilidade em si, ao invés de uma história ou narrativa pré-definida. O que pode impulsionar a autonomia na aprendizagem e o envolvimento a longo prazo.

7. Jogo rápido

Jogos que usam o conceito de falha inevitável tendem a ter loops muito curtos, durando somente alguns minutos. O fracasso é apenas uma das maneiras mais importantes de aprender. Por isso, a recompensa passa a ser associada ao progresso, não à conclusão do game. O que pode contribuir com o pensamento crítico, as reações rápidas e o aprendizado por repetição.

8. Jogo competitivo com mais de um jogador

O modo multiplayer competitivo é um dos mais populares no mercado de games, especialmente para quem joga em consoles. Competir contra outras pessoas aumenta a motivação e o envolvimento com o jogo, aumentando também a duração das partidas. Além disso, existem muitas opções de interação: 1 x 1, equipe x equipe entre outras.

9. Jogo colaborativo com mais de um jogador

Os jogos colaborativos podem ser reproduzidos ao vivo online ou de forma não simultânea. Também podem ser virtuais ou presenciais. Esses tipos de jogos otimizam o desempenho dos alunos, na medida em que estimulam a criatividade e as habilidades de comunicação por meio da criação de sentido e da construção de equipes compartilhadas. Assim como as soft skills, bem como abordar o conteúdo dentro da aprendizagem.

10. Jogos competitivos e colaborativos multiplayer

A combinação de competitivo e colaborativo traz o melhor dos dois tipos de jogos. O trabalho em equipe e as habilidades de comunicação exigidas atendem muito bem também. Seja pelo pensamento crítico ou pela motivação trazidos pela competição. Esse tipo de jogo é ótimo para o engajamento por meio de uma empresa que busca atingir diferentes objetivos.

Conteúdo publicado originalmente pela LEO Learning UK e traduzido pela Revvo.

RH do Futuro: Nova trilha do Learningflix

Sua empresa busca treinamentos de impacto? Nossa trilha RH do Futuro foi feita para isso!

Para saber mais, clique aqui e deixe o seu contato.

GOSTOU? CONFIRA OUTROS ARTIGOS DO NOSSO BLOG

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você aceita o uso de cookies para os fins acima.
Confira nossa Politica de Privacidade.

Verified by MonsterInsights