Soft skills na carreira: qual sua importância?

Se você fosse questionado hoje, saberia dizer qual a importância das soft skills na carreira que desempenha atualmente?

Antigamente, empresas que queriam sobreviver a tempos de mudanças e incertezas, transformar e inovar, apostavam na formação de equipes com fortes conhecimentos técnicos e experiência de trabalho. Também conhecidas como hard skills, essas habilidades são aquelas necessárias para executar o seu trabalho no sentido mais técnico e operacional: análise estatística, SEO, linguagens de programação, sistemas de rede e informações, legislação, domínio de softwares ou equipamentos, dentre tantas outras.

Geralmente é com essas habilidades que as pessoas estão preocupadas na hora de montar o currículo, por exemplo – com razão, afinal, elas são importantes! Mas o ponto é que as hard skills são inúteis sem as soft skills na carreira: nossas qualidades humanas, como comunicação, colaboração, criatividade, trabalho em equipe etc.

Soft skills são cruciais para empresas e carreiras

Se você analisar mais a fundo verá que, na maioria dos empregos, ter apenas as habilidades técnicas não é suficiente para executar um trabalho realmente eficaz. Um vendedor com um conhecimento incomparável de seu produto e mercado de trabalho terá pouco sucesso se não tiver as habilidades interpessoais necessárias para vender, negociar e reter clientes no dia a dia.

Um gerente de negócios precisa ser capaz de ouvir seu time, ter boas habilidades de liderança, comunicação e pensar de forma criativa. Todas as carreiras exigem pelo menos algumas soft skills para tornar as hard skills valiosas. Por esse motivo elas são tão importantes para a carreira de um profissional.

As organizações que desejam se tornar mais dinâmicas, interconectadas e flexíveis também vêm percebendo que as soft skills na carreira de um colaborador são críticas para se fortalecer e alcançar seus objetivos de negócio. Um novo estudo, realizado pelo Boston College, Harvard University e University of Michigan, descobriu que o treinamento de soft skills na carreira, como comunicação e resolução de problemas, aumenta a produtividade e a retenção de talentos em 12% e proporciona um retorno de investimento de 250%com base nessa maior produtividade e retenção.

A boa notícia é que, assim como as hard skills, as soft skills na carreira também podem ser aprendidas e desenvolvidas.

Então vamos ver algumas das principais soft skills na carreira e como desenvolvê-las: 

Resolução de problemas e Resiliência

A capacidade de entrar no “modo de solução de problemas” e permanecer nele por longos períodos de tempo no trabalho é necessário para crescer na carreira e a chave para lidar com os desafios inevitáveis que surgem em nosso caminho. Em outras palavras, significa ter persistência até que um problema seja resolvido, em vez de se desmotivar e desistir perante obstáculos.

Essa capacidade tem muito a ver com a forma como explicamos por que as coisas acontecem conosco. Profissionais menos resilientes, quando confrontados com um desafio ou mudança, enxergam as dificuldades como fixas, externas e insolúveis, tornam-se desfocados e lançam a culpa em fatores externos. Já profissionais mais resilientes têm pensamento crítico e encaram os problemas como fluidos, temporários e de curto prazo, podem evoluir e se adaptar aos desafios sem culpar os outros ou dar um peso de catástrofe a todo e qualquer acontecimento fora do planejado.

Controle e Inteligência Emocional

Obter o controle de nossas emoções é a habilidade pessoal mais importante que podemos aprender. Há uma alta correlação entre a regulação emocional e a capacidade de gerenciar nosso estresse e trabalhar sob pressão (outra soft skill!). Ansiedade, frustração e raiva são as emoções mais comuns que as pessoas trazem cada vez mais para o trabalho – e são justamente elas que podem prejudicar nossa capacidade de avaliar e reagir com precisão ao que está acontecendo em situações adversas e estressantes.

A chave é desenvolver a consciência de quais são os seus gatilhos de estresse e se “pegar no pulo” antes de ter uma reação emocional negativa. Talvez, o que o tire do sério seja uma mudança inesperada no escopo do projeto, prazos apertados ou a reclamação de um cliente insatisfeito. Além de identificar esses gatilhos e emoções é preciso aprender a voltar à calma e ao foco. Inteligência emocional envolve as competências comportamentais que podem mudar o jogo!

Comunicação

Muitas vezes pensamos em comunicação como nossa simples capacidade de conversar com outros seres humanos. Porém, se você olhar para qualquer empresa hoje, verá que nos comunicamos não só pessoalmente, mas também em diversos canais de comunicação (e-mail, plataformas de trabalho compartilhadas ou colaborativas, celular, videochamadas, mensagens de texto etc). Ou seja, devido à maneira como trabalhamos, precisamos ter habilidades de boa comunicação cara a cara e em ambientes virtuais.

Isso inclui saber como a comunicação formal e informal funcionam no ambiente de trabalho, quando é apropriado utilizar cada uma delas, como transmitir metas e orientações, como lidar com diferenças de fuso horário, regionais e culturais, como se comunicar em uma venda, com seus clientes, pares ou líderes, durante um feedback e em tantas outras situações, incluindo o trabalho em equipe. Percebe que a comunicação tem muitas nuances, pontos fortes e pode ajudar?

Propósito

Sentir-se conectado a uma missão maior é um fator que ajuda tanto líderes quanto suas equipes a saber trabalhar e a atravessar momentos difíceis. Desenvolver um propósito pode, sim, ser ensinado e envolve aprender a reenquadrar nosso trabalho em um contexto mais amplo e a focar na contribuição pessoal para a missão geral da organização. Para tanto, precisamos desenvolver o mindset de nos questionarmos com frequência: qual é a missão maior? Por que eu venho trabalhar todos os dias? Que tipo de legado vou deixar?

Em um ambiente de constantes mudanças, um colaborador que tenha apego à missão da organização estará mais disposto a manter o foco e a perseverar. Ele enxergará seu papel como maior e mais importante do que qualquer problema, desafio ou projeto com o qual esteja lidando no dia a dia.

Esta é uma nova era para a força e para o mercado de trabalho. Soft skills fortes na carreira garantem um ambiente de trabalho produtivo, colaborativo e saudável, todos atributos vitais para as organizações que desejam trabalhar sob pressão e sobreviver em um mundo cada vez mais competitivo. Além disso, o enquadramento das soft skills é necessário e essencial como uma disciplina de ensino e desenvolvimento. Isso porque, com uma soft skill, podemos posicionar nossos profissionais e nossas empresas para prosperar nessa nova atmosfera que depende tanto da resiliência quanto do conhecimento técnico.

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