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Inteligência Emocional é a competência do futuro?

Hoje, muito se fala em Inteligência Emocional. Entretanto, você lembra de ter cursado disciplinas como “Emoções e Sentimentos” ou “Alfabetização Emocional”?

Provavelmente não. Ainda que atualmente muito se fale em Inteligência Emocional (IE), geralmente só nos damos conta dessa habilidade (ou da falta dela) quando percebemos o quão complexo é o nosso mundo interno.

Inteligência Emocional diz respeito a ter consciência de nossas emoções, conhecê-las profundamente e saber lidar com elas, seja na vida pessoal ou no trabalho. Com isso, fica mais fácil nos aproximarmos do que buscamos, de nossas metas e objetivos – e ela impacta até em nosso bem-estar físico! Quando não controlamos nossas emoções, acabamos reagindo negativamente, sem pensar, de forma desordenada e, consequentemente, perdemos oportunidades, acabamos com nossas carreiras e afetam nossas relações.

As estatísticas nos mostram que, em todo o mundo, a depressão e outros transtornos ansiosos estão entre as principais causas de afastamento do trabalho e são considerados o mal do século. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão será a doença mais comum na próxima década. Ou seja, temos que aprender a manejar nossas emoções o quanto antes!

A Inteligência Emocional norteia o nosso mundo

De fato, precisamos saber como circular nesse mundo do sentir e desenvolver a inteligência emocional. Mas não é porque não aprendemos isso na infância e adolescência ou na vida escolar de maneira geral, que não podemos mais adquirir essa e outras habilidades sociais, como a empatia. Esta não é uma tarefa fácil, mas a boa notícia é que a IE também pode ser desenvolvida: é possível, sim, potencializar sua capacidade de conduzir suas emoções de forma que trabalhem a seu favor e bem estar.

Não se trata de evitar ou parar de ter sentimentos como raiva, tristeza, frustração, ciúmes, dentre outros. Na realidade isso nem seria possível! O trabalho reside em saber reconhecer nossas emoções e sentimentos, identificar nossos gatilhos emocionais negativos e positivos, se colocar no lugar do outro, controlar o impulso emocional e aprender a conduzir tudo isso da melhor forma, lidando tranquilamente com os relacionamentos interpessoais. Mesmo com o desenvolvimento deste ‘pilar’ da inteligência emocional continuaremos a nos zangar com as outras pessoas e situações, mas pode ajudar a aprendermos nos zangar com a pessoa certa, na medida certa, pelo motivo certo e da maneira certa.

A Inteligência Emocional é a competência do futuro

Daniel Goleman, ph.D., psicólogo formado pela Universidade de Harvard, é o grande nome mundial, referência neste assunto. Autor do best-seller “Inteligência Emocional”, Goleman afirma que pessoas de sucesso têm 66% de suas habilidades conectadas ao Quociente Emocional (QE) e apenas 33% são relacionadas ao Quociente Intelectual (QI). Por muitos anos, os sentimentos foram desprezados pelas pesquisas e pelo ambiente de trabalho, mas hoje já sabemos que a razão não é a única responsável por nosso sucesso.

E se o QI leva um profissional a integrar os melhores quadros da companhia, é o QE que o levará à liderança. Quando observamos gestores bem-sucedidos, percebemos 85% de suas competências vem do QE e somente 15% do QI. Estamos falando de autoconfiança, autocontrole (controle das emoções), zelo, persistência, capacidade de automotivação, interesse genuíno no outro, empatia e a consciência de que bons resultados são fruto de bons relacionamentos e de um trabalho em equipe, feito a várias mãos.

Quer aprimorar sua Inteligência Emocional?

Para te ajudar a desbravar os caminhos dessa missão, nós da Revvo apresentamos a nova websérie do Learningflix: Inteligência Emocional. Nela, você verá mais a fundo o conceito de Inteligência Emocional, entenderá como o nosso cérebro processa as próprias emoções e passará pelos quatro pilares fundamentais da IE, segundo Goleman: Autoconsciência, Autogerenciamento, Consciência Social e Gerenciamento das Relações.

A websérie é apresentada por Paulo Alvarenga, o P.A, sócio-diretor da Crescimentum, nossa empresa parceira nesse projeto que propõe uma forma nova, interativa, leve e divertida de ampliar seus conhecimentos em diversos temas comportamentais. Além disso, P.A. é o único brasileiro certificado em coaching no tema Inteligência Emocional, com o próprio Daniel Goleman.

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