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5 truques para fidelizar clientes no pós-vendas

Ter em mãos dicas para fidelizar clientes no pós-vendas é fundamental no ciclo de venda de um determinado produto ou serviço.

Isso porque a etapa do pós-venda é essencial e uma das mais importantes para garantir um bom atendimento e relacionamento junto destes clientes. Por esta razão, neste artigo você confere ‘dicas de ouro’ para que sua equipe de pós-vendas seja capaz de conquistar e fidelizar clientes da melhor forma. Quem sabe até fazê-los defender a marca e serem verdadeiros fãs do produto ou serviço.

Para obter a fidelização de clientes existentes é preciso de um treinamento que garanta a aplicação das estratégias. Por isso, entender sobre as etapas não é o suficiente, é preciso investir financeiramente e de forma humana na etapa de pós-venda. O contato direto com a marca e o uso de ferramentas de Gestão de Relacionamento (programa de fidelidade) e Atendimento ao Cliente, por exemplo, podem dar um up nessas atitudes. Atitudes essas que têm o compromisso de garantir bons resultados e o sucesso da marca. Gerando, assim, um atendimento de valor na pós-venda e uma experiência memorável para quem fez a compra.

As etapas de vendas e de pós-venda são uma forma de prestação de serviço para o cliente. Consequentemente, por causa de três elementos, essa roda continua girando e, por conta dela, os clientes voltarão a comprar: seja por meio da tecnologia, de todos os mapeamentos e processos e, dos vendedores, que oferecem uma experiência inesquecível de venda e pós-venda.

Confira, a seguir, dicas para fidelizar clientes:

Dica 1 – Boa comunicação

Sabe aquela demora natural que acontece entre a venda de um produto ou serviço e sua entrega ao cliente? Então, através do alinhamento, do marketing digital e da boa comunicação entre clientes e empresa é simples e possível apresentar todas as informações e tirar dúvidas, garantindo clientes satisfeitos, clientes fiéis.

Dica 2 – Mais autonomia

Ninguém precisa de equipes engessadas e seguindo roteiros à risca na hora de vender e fidelizar clientes. Usar tópicos principais durante o relacionamento do vendedor com o cliente, até por intermédio de redes sociais e outros canais de comunicação, podem gerar a oportunidade de uma comunicação com cada vez mais autonomia e espontaneidade.

Dica 3 – Indicadores certos

Mesmo que seja muito importante, a empresa não deve se preocupar exclusivamente em medir os indicadores de uma venda a partir do tempo de atendimento, por exemplo. Indicadores que tragam a satisfação e o sucesso do cliente são igualmente necessários e podem ajudar bastante no processo.

Dica 4 – Experiências memoráveis

Assim como seu time de vendedores busca oferecer uma experiência única durante a pós-venda, ele também precisa estar satisfeito com esse processo, o qual pode ser devidamente planejado por meio de estratégias de marketing eficazes. Caso contrário, não será dessa vez que o cliente vai se encantar pelo atendimento, produto ou serviço.

 Dica 5 – Pesquisa de satisfação

Uma pesquisa de satisfação direcionada vai facilitar o cumprimento do objetivo da equipe de pós-venda, que é manter os atuais clientes para que a recompra aconteça.

Outras ideias criativas para fidelizar clientes:

1 – Cortesias de aniversário;

2 – Tenha um programa de fidelidade;

3 – Atendimento atencioso;

4 – Ofereça cupons de desconto;

5 – Surpreenda seu cliente,

6 – Facilite as compras dos seus clientes e

7 – Indicações que geram vantagens.

“A excelência no atendimento não é um objetivo que se encerra em si mesmo, mas sim uma busca permanente. Até porque a excelência de hoje vira a expectativa de amanhã”.

Carol Manciola, CEO da Posiciona

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