Já se perguntou por que as empresas devem se preocupar com o engajamento dos seus times? Vamos te apresentar o cenário atual das organizações e 4 passos poderosos para encarar o desafio de promover a interação e o engajamento na sua equipe.
Funcionários desengajados custam ao mundo US $7,8 trilhões por ano em produtividade perdida. Isso equivale a 11% do PIB global, de acordo com a Gallup (2022). Entender o que eles realmente buscam é importante para começar a mudança deste cenário. Flexibilidade, reconhecimento e bons salários são o que diferentes gerações esperam da carreira. As prioridades mudam, mas isso resume o que os profissionais esperam em qualquer fase da vida.
Por que é difícil iniciar processos de engajamento das equipes nas empresas? Listamos alguns motivos:
- Deve ser priorizada pela alta diretoria da empresa e faz parte da estratégia organizacional.
- Deve ser aplicada a cada uma das camadas hierárquicas das empresas até chegar nos colaboradores da base.
- Jornada de longa duração que precisa de investimentos em ações de formação de multiplicadores, liderança, formação e sustentação.
Quer fazer um mapeamento gratuito de como está o engajamento do seu time? Criamos o Mapa de Engajamento para que você tenha um diagnóstico e um material complementar para que o envolvimento do seu time seja estratégico e verdadeiro.
Agora que você se identificou com os desafios e sabe as situações que precisa resolver, veja 4 passos para colocar em prática o engajamento na sua equipe:
-
Tenha um plano
Qual é o seu objetivo? É importante que você defina onde quer chegar e quais os resultados quer e precisa atingir. É ainda mais importante que essas metas definidas sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo para acontecer, como a SMART.
-
Conheça o seu time
Quem são? O que desejam? Tenha o interesse em saber quem são as pessoas que estão dividindo com você esse objetivo, qual a experiência de cada um, grau de maturidade com o sistema aplicado, onde performa melhor e precisa de ajuda para performar melhor. Lembre-se que nem todos precisam da mesma ferramenta. O mesmo processo pode apresentar pontos de vulnerabilidade diferentes para cada membro da equipe.
-
Compartilhe o seu plano
Agora é hora de um exercício de venda interno. Venda a sua ideia. Pense em dividir para multiplicar, seja generoso ao compartilhar o plano. Apresente-o para a equipe, explique os porquês de cada uma das decisões, colha as impressões e análises da equipe para o plano, mude aquilo que for possível e estabeleça os limites. Só saia da reunião com a certeza de que todos entenderam e estão de acordo.
-
Recompense o colaborador
O que é mais importante para cada pessoa da sua equipe no momento? Todos gostam de ser reconhecidos pelas suas conquistas e realizações, mas como cada indivíduo gostaria de ser recompensado por essa conquista é o que pode mudar ao longo do tempo. O que é importante para uma pessoa em uma etapa da vida, pode não ser em outro momento. Saber e reconhecer o momento de cada um da equipe é muito necessário e faz a diferença.
Quer apoiar seus colaboradores com mais engajamento? Conheça o Programa Liderança Engajadora, lançamento da Escola Revvo! Pensado para a capacitação de líderes e gestores por meio de treinamentos digitais.