Você saberia escolher a melhor e mais eficaz plataforma para treinamentos digitais?
Criar soluções digitais para empresas é o nosso principal movimento, assim como gerar impacto nos colaboradores através da aprendizagem. Por isso, acompanhamos a tendência de que 56% das empresas pensam em implantar uma plataforma para cursos online (aulas ao vivo ou pré-gravadas), migrar para aulas virtuais ou híbrido. Neste artigo, você vai descobrir que escolher a melhor plataforma EAD (Educação A Distância) pode fazer toda a diferença na capacitação dos seus colaboradores e na sua organização.
As dúvidas sobre o assunto são muitas e o tema é necessário. Por isso, a LIVE com RH falou sobre “Como escolher uma plataforma de treinamentos digitais”, na última quarta-feira (29), em nosso Instagram. O bate-papo foi feito com grandes especialistas no tema educacional e tecnológico: Richard Uchoa, nosso CEO e Mestre em Tecnologias Educacionais pela Universidade de Oxford, e Felipe Kinder, nosso CTO e Diretor de Tecnologia.
A plataforma para treinamentos digitais das empresas é bastante conhecida como LMS. Mas o que é um LMS? É um Sistema de Gestão da Aprendizagem para o ensino a distância corporativo, que oferece a hospedagem de conteúdo, monitoramento de atividades, interação entre os participantes e muitas outras funcionalidades.
Com a popularização das ferramentas digitais e das melhores plataformas EAD, já se perguntou se ele é tratado apenas como commodity ou há salvação no mercado de tecnologia? São muitas plataformas — incluindo a Hotmart Club –, preços e inúmeras possibilidades.
Então, o que determina a escolha de uma plataforma para treinamentos digitais?
Separamos três dicas para você escolher a sua:
- Considere custo x benefício
O seu orçamento precisa ser maior que o valor investido no LMS, pois você terá outros custos com o marketing digital, o conteúdo da plataforma e professores, por exemplo. Então, como em um treinamento online corporativo o propósito é estimular o conhecimento, considere o custo x benefício da plataforma que pretende escolher. Não escolha a mais cara, pois você precisa investir em conteúdo dentre outros. - Priorize relatórios e dashboard
A gestão completa da aprendizagem vai facilitar o acompanhamento de resultados e apoiar os seus colaboradores. Por isso, é necessário que os seus relatórios e painel principal sejam completos e ofereçam tudo o que a sua universidade corporativa precisa para cumprir, com o objetivo de gerir a aprendizagem. - Busque experiência para o usuário
Para que o conteúdo seja aprendido, a usabilidade da plataforma precisa ser boa, intuitiva e interessante. A experiência começa desde o primeiro contato com o usuário. Isso envolve nossos sentidos e emoções. Para os interessados em UX, Felipe Kinder cita o livro Don’t Make Me Think, escrito pelo autor e Programador de Computador Steve Krug, que traz a importância máxima da usabilidade. Afinal, o colaborador não tem que pensar onde vai encontrar a informação, mas ter um acesso intuitivo o suficiente para que a aprendizagem seja relevante e cumpra o seu propósito.
“A plataforma é o meio, não o fim”
Richard Uchoa, CEO da Revvo,
Então, pega essa dica: Não se prenda ao software (como o Moodle e o EADBox, por exemplo). Muitas plataformas de treinamento exigem que você se adapte a elas, mas deve ser o contrário. Na Revvo, criamos o Smart LMS, uma plataforma nacional, que facilmente se adapta e pode ser customizada de acordo com a necessidade da empresa. Esta plataforma permite a entrega de uma experiência memorável e faz toda a diferença.
Plataforma, conteúdo e propósito
Mas será que entregar experiência online é realmente possível? Para que isso aconteça, é preciso vender cursos cujas plataformas estejam relacionadas ao conteúdo oferecido. A experiência tem a ver com a conexão real entre as pessoas e o formato. Ou seja, a plataforma não é o único ponto que você deve se atentar.
É necessário que a aprendizagem seja boa para quem aprende, quem administra e para quem facilita também. E você pode adaptar as aulas em diferentes formatos para promover essa interatividade. Na Revvo, utilizamos uma trilha de conhecimento com diversos conteúdos em podcast, infográficos, webséries e outros. O objetivo é aumentar a retenção desse conteúdo.
Para um modelo de aprendizagem útil e eficaz, usamos o microlearning – Aquelas pequenas pílulas de conhecimento, em formatos de webséries (learningflix) e talks. Elas são feitas com base em casos reais, infográfico, podcast, animação, episódios diferentes. Utilizando o edutainment fala de modelo de aprendizagem. Precisamos gerar valor para além da tecnologia, pois é disso que o colaborador precisa. Não podemos esquecer que a tecnologia é apenas a ferramenta para o propósito, que vem de algo muito maior.
Confira a LIVE com RH completa: