Se você já teve alguma experiência profissional em ambientes corporativos, com certeza sente um friozinho na barriga quando o assunto é onboarding. Algumas pessoas definem o onboarding como a “integração de novos funcionários”, mas aqui na Revvo nós entendemos que ele deve ser uma experiência completa.
Afinal de contas, é nesse momento que o colaborador tem as primeiras impressões da empresa, já como um profissional integrante dela.
Então, vamos compartilhar algumas dicas incríveis que nos ajudam muito, para tornar o onboarding da sua empresa inesquecível para os seus novos profissionais.
1. O começo é agora
Antes mesmo do primeiro dia de trabalho, é importante fornecer todas as informações necessárias para o novo membro do time se preparar para o seu primeiro dia. Além das informações práticas, como os horários e possíveis documentações necessárias, é essencial transmitir a cultura e os valores da organização.
Essa preparação prévia contribui para que o novo funcionário se sinta mais acolhido e motivado para fazer parte da equipe, além de ajudar a diminuir a ansiedade e o nervosismo do primeiro dia.
Por exemplo, você pode enviar um e-mail de boas-vindas, com um vídeo de apresentação da empresa e da equipe, além de um material informativo sobre os principais projetos em andamento e as políticas internas.
2. Quem não ama um presente de boas-vindas?
Um kit de boas-vindas personalizado é uma forma criativa e eficaz de acolher o novo colaborador. Esse kit pode incluir itens únicos e úteis, como uma caneca personalizada, caderno para anotações, camiseta ou moletom, adesivos decorativos, além de todos os materiais necessários para trabalhar com o maior conforto possível em home-office, caso seja esse o modelo.
Esse kit pode ser entregue pessoalmente ao profissional no primeiro dia de trabalho, ou enviado para sua casa, demonstrando todo o cuidado e responsabilidade da empresa para o novo integrante do time.
3. Além de falar: mostrar a cultura
Um dos principais objetivos do onboarding é integrar o novo profissional à cultura e aos valores da empresa. Para isso, é importante mostrar desde o primeiro dia como a empresa funciona, quais são seus objetivos e como cada colaborador pode contribuir para o sucesso da organização.
Para apresentar a cultura da empresa, é possível realizar uma apresentação institucional, com informações sobre a história da organização, seus valores, objetivos e projetos em andamento.
Mas se você pensa apenas em slides, precisa dar um passo adiante: hoje em dia, existem formas muito mais envolventes, práticas e eficientes de realizar esse tipo de apresentação.
Uma boa ideia seria realizar um tour virtual interativo e personalizado, revisitando momentos importantes da história da empresa, para ilustrar cada pilar que sustenta a sua cultura e como isso está relacionado ao papel que aquele profissional irá desempenhar.
Isso facilita o entendimento da cultura e faz com que o colaborador entenda melhor a importância do seu trabalho para a organização.
4. Tour pelo escritório (físico ou virtual)
Inclua um tour pelas instalações, virtual em caso de home-office, apresentando todos os setores e áreas da empresa, além dos membros da equipe que o profissional irá trabalhar.
Relacione todo o ambiente com a cultura organizacional, os valores, a missão e a visão da empresa.
Explique como tudo funciona, seus objetivos, produtos ou serviços e quais são os desafios enfrentados no mercado. Isso ajuda a criar um senso de pertencimento e ajuda o novo colaborador a entender a importância do seu papel na empresa.
5. Tudo às claras, sem surpresas para nenhum dos lados
Para que o novo colaborador se adapte rapidamente, é essencial que ele entenda como as coisas funcionam na empresa. Apresente os processos e procedimentos de forma clara e objetiva, explicando as políticas e regras de forma leve, para que o profissional não se sinta intimidado.
Mostre como é feito o fluxo de trabalho, quais são as ferramentas utilizadas, como é feito o acompanhamento, quais são as normas gerais, canais de comunicação, entre outros aspectos. Isso ajuda o novo profissional a se sentir mais seguro e confiante em suas atividades.
Exemplo: se a empresa utiliza um sistema de gestão, explique como ele funciona e como o novo funcionário irá utilizá-lo em suas atividades diárias. Tudo isso pode ser feito de forma interativa, personalizada e em tempo real.
6. O onboarding é apenas o começo da experiência
Após a conclusão do processo de onboarding do novo funcionário, é importante manter o contato para garantir que ele se sinta integrado e bem-vindo na empresa. Isso ajuda a criar um ambiente de trabalho positivo e demonstra que a empresa se preocupa com o desenvolvimento e o bem-estar de seus colaboradores.
Uma boa forma de fazer isso é através de reuniões regulares para discutir desempenho, objetivos e metas… Essas reuniões podem ser semanais, quinzenais ou mensais, dependendo da necessidade da empresa e do colaborador.
Durante essas reuniões, o gestor pode fornecer feedback construtivo e orientações sobre o desempenho do profissional. Além disso, é uma oportunidade para discutir os objetivos e as metas do colaborador, para garantir que ele esteja trabalhando e se desenvolvendo em direção aos objetivos da empresa.
7. Um relacionamento precisa de interesse para funcionar
Para manter uma boa relação com o novo funcionário, é importante demonstrar um interesse genuíno no seu bem-estar. Ou seja: perguntar, de forma sincera e aberta, sobre o seu dia a dia, os desafios que está enfrentando e as suas preocupações.
Essa abordagem ajuda a criar um ambiente de trabalho positivo e demonstra que a empresa se preocupa com a saúde mental e física de seus colaboradores. Quando os funcionários se sentem valorizados e respeitados, eles são mais engajados, mais motivados e mais comprometidos com os objetivos da empresa.
Outra maneira de demonstrar interesse no bem-estar dos funcionários é através de ações concretas.
Por exemplo, oferecer horários flexíveis para acomodar necessidades pessoais, fornecer opções de saúde mental, oferecer benefícios como plano de saúde, seguro odontológico e programas de bem-estar, são maneiras de mostrar – na prática – que a empresa valoriza o bem-estar dos funcionários.
Além disso, é importante lembrar que o bem-estar físico e mental dos colaboradores está interligado, por isso, incentivar hábitos saudáveis como atividade física, alimentação saudável e descanso adequado, são ações que contribuem para uma melhora na saúde geral dos colaboradores.
8. Dica bônus
Algo que pode desanimar e desengajar muitos profissionais são os cursos ou treinamentos chatos, muitas vezes impostos pela empresa. Não faça isso.
Ofereça uma experiência de aprendizagem que seja satisfatória, imersiva, personalizada e se possível, descontraída.
Diante de um mercado com tantas mudanças constantes, a única solução possível é o aprendizado – também – constante, por isso, é importante que essa experiência, dentro da sua empresa, agregue valor e esteja relacionada a emoções positivas para os profissionais.
Portanto, soluções como as da Revvo podem ser extremamente essenciais, para tornar o seu onboarding e a experiência dentro da sua empresa, ainda mais especiais e inesquecíveis para os seus colaboradores.
Quer saber mais? Clique aqui e confira todas as nossas soluções inovadoras.
Se essas dicas te ajudaram a entender o que é o onboarding e como transformá-lo em uma experiência rica para os seus profissionais, compartilhe o conhecimento e ajude ainda mais parceiros!