Você saberia descrever quais devem ser as principais habilidades da próxima década, em meio a tantas inovações?
Ser uma empresa que pensa no futuro dos colaboradores de todos os setores é o suficiente para desenvolver profissionais flexíveis, techs e cheias de autonomia? Fique atento! O mundo mudou e, em meio a tantas transformações sociais e tecnológicas, é preciso acompanhar a evolução no mercado de trabalho e das novas tecnologias.
Mas, afinal, o que são habilidades profissionais?
As habilidades profissionais que uma pessoa pode ou deve ter estão diretamente relacionadas a algo maior, que simplesmente é denominado como habilidades. Ou seja, ser habilidoso em determinada coisa significa que a realização desta atividade foi realizada com excelência, de forma mais simples. Significa fazer bem-feito! No entanto, as pessoas geralmente não são habilidosas em tudo; há algumas aptidões que se destacam em cada um.
Estas são as habilidades da próxima década
A seguir, você conhece as 10 principais habilidades da próxima década, tema que também é colocado em discussão em nosso Programa Super Estagiários. Isso porque, ser capaz de desenvolver habilidades é essencial para profissionais que buscam atualização e pensam no futuro do trabalho.
Confira a lista destas habilidades:
1. Capacidade de aprender
Essa habilidade nos exige o protagonismo na construção do conhecimento próprio e de maneira contínua. Ou seja, é necessário que se pratique o que está aprendendo.
2. Criatividade
Essa competência está diretamente relacionada com a capacidade de conectar as informações, por meio do pensamento crítico, a fim de resolver problemas complexos e contribuir cada vez mais com a evolução do mundo como um todo.
3. Pensamento Adaptativo
Significa que é necessário, ainda, saber e conseguir se adaptar. Este é um pré-requisito para sobreviver ao futuro, no qual tudo tende a ficar mais complexo e imprevisível.
4. Mentalidade Transcultural
Esta habilidade consiste me conseguir alternar rapidamente entre diferentes ambientes geográficos e culturais. Nesse sentido, considerar investimentos no aprendizado de outros idiomas é essencial.
5. Colaboração Virtual
Esta habilidade prevê que será preciso, cada dia mais, ser capaz de trabalhar de forma produtiva, participativa e colaborativa em equipes virtuais. Com o crescimento do sistema home office, ter foco e engajamento nessa entrega é mais do que necessário.
6. Solução de Problemas Complexos
Esta habilidade diz respeito à necessidade de obter a capacidade de olhar para uma questão sob diferentes perspectivas, fazer parte da mesma e criar estratégias assertivas para solucionar esses pontos.
7. Sensemaking
Nesta habilidade a busca está voltada a dar significado a diversificadas coisas, a fim de que se possa compreender com maior facilidade uma situação ou um conceito. Desta forma, torna-se mais fácil e eficaz a tomada de decisões mais fluídas.
8. Pensamento Computacional e Programação
De acordo com esta habilidade, você não precisa se tornar um expert, mas ter, ao menos, noção de programação. Este conhecimento, sem dúvida, também vai fazer muita diferença no seu dia a dia no ambiente profissional.
9. Inteligência sócio-emocional
O desenvolvimento desta habilidade mostra que é aqui que nos diferenciamos das máquinas. Isso porque, é nesta habilidade que mostramos a capacidade de compreender e lidar com as emoções tanto em nível intrapessoal quanto no interpessoal (gestão de pessoas).
10. Transdisciplinaridade
Esta habilidade prevê a compreensão de um determinado campo de atuação, além da obtenção da capacidade de transitar em outras esferas.
Conheça outras habilidades valorizadas no mercado de trabalho:
1 – Pensamento crítico
2 – Autonomia
3 – Boa comunicação
4 – Flexibilidade
5 – Perfil analítico/ visão estratégica do negócio
6 – Resiliência
7 – Liderança
Programa Super Estagiários
Gostou do conteúdo? Compartilhe essa publicação com o seu time de estagiários e conheça mais sobre o treinamento clicando aqui.